6 causas do mau hálito em gatos

Publicado em 25 de novembro de 2015 por Mundo Animal


gato-com-mau-halito
Texto: Redação | Foto: Reprodução

Conversamos com a médica veterinária da Total Alimentos, Márcia Fernandes, que nos explicou as causas de mau hálito em gatos. Confira:

Doenças periodontais

A gengivite acomete até 70% dos gatos adultos. A evolução dos sintomas dessa enfermidade pode comprometer a capacidade de alimentação e provocar até anorexia nos gatinhos.

Infecções na boca ou arredores

Infecções na mucosa, dobras labiais, boca, e outros lugares, podem causar o mau cheiro no hálito do felino. Nesse caso, o médico veterinário indicará o melhor tratamento para o caso do seu pet.

Doenças gastrointestinais

Algumas obstruções, infecções e certos tipos de cânceres que atacam o intestino e estômago têm a halitose como sintoma. Por isso, é essencial levar o felino para consultas esporádicas.

Diabetes Mellitus

Caso o seu pet esteja acima do peso e não está se alimentando corretamente, o mau hálito pode ser um indicativo clássico da diabetes mellitus. Leve seu pet ao médico com urgência.

Problemas respiratórios

Principalmente as infecções que envolvem cavidades nasais, causam mau hálito nos pets.

Alimentação inapropriada

O seu animal pode, simplesmente, estar se alimentando inapropriadamente sem você perceber. Lixo, fezes e até mesmo pedaços dos brinquedos. “Uma das maneiras de prevenir o mau hálito é a alimentação balanceada e correta. Rações de qualidade contêm ingredientes funcionais que ajudam no controle do tártaro”, explica a médica veterinária da Total Alimentos, Márcia Fernandes.

Além do cuidado com a alimentação é importante que você procure um veterinário imediatamente, em caso de sangramentos, inchaços ou odores excessivos. “Uma visita ao médico veterinário é sempre importante”, completa a médica.

Depois que cada um dos problemas for descartado pelo veterinário, capriche na higienização!

Te ensinamos como escovar os dentes do gato corretamente. Anote aí:

Tente acostumar a escovação desde filhote. Pergunte ao veterinário qual creme dental é o mais indicado. Para acostumar o felino com a higienização, coloque pasta no seu dedo e esfregue nos dentes. Não se preocupe se ele engolir um pouco do produto porque não fará nenhum mal. Após algumas higienizações, introduza a escova ( apropriada para felinos).


Posts Relacionados:

Comentários