Texto Redação | Foto reprodução
De acordo com uma pesquisa conduzida pelo Hospital Veterinário Banfield nos Estados Unidos, os felinos foram os animais que mais sofreram com o aumento de peso e a taxa de gordura corporal. Em apenas cinco anos, 90% dos gatos americanos padecem com o aumento de peso e a estimativa é que um a cada quatro gatos é obeso.
Embora os dados sejam alarmantes, a maior parte dos donos não percebe que possui um felino obeso ou mesmo não acredita que estar acima do peso seja um problema para a saúde e qualidade de vida de seu pet. Segundo os veterinários de Banfield, o peso extra, assim como para os humanos, pode ser responsável por doenças cardíacas, problemas respiratórios e artrite nos felinos.
Gatos obesos são mais propensos a diabetes
A obesidade felina está diretamente associada à doenças como a diabetes. Aliás, de 2006 a 2010, houve um aumento de 16% no índice de gatos que possuem a doença, segundo o relatório da Banfield.
Médicos veterinários fazem uma alerta sobre o excesso de peso em gatos. Além de prejudicial a saúde, a obesidade também pode complicar os diagnósticos de consultas, uma vez que a gordura dificulta exames e interfere na análise sobre a saúde do animal.