Como adestrar a calopsita. Veja algumas dicas.

Publicado em 11 de janeiro de 2017 por Mundo Animal


Tagged , , ,
calopsita
Texto: Redação | Foto: Flickr

Você deverá ter bastante paciência, as aves demoram um pouco mais para se concentrar, podem levar até 15 minutos, portanto saiba que os treinos deveram ser curtos e bastante frequentes. Nunca force a calopsita a fazer algo que ela não queira, e jamais fale com tom áspero, ela poderá entender que aquele gesto que você está mostrando, representa algo ruim.

Posicione o poleiro mais baixo e alimente-a por fora. Vá se aproximando devagar até que ela permita acaricia-la.

Aproxime-se de maneira calma, lenta e amigável. Devagar, leve sua mão da junção entre o peito e as pernas da ave, com o tempo, a calopsita subirá em você automaticamente. Faça carinho em seu corpo e cabeça, sempre com movimentos lentos, procure conversar com ela sempre que estiver colocando água ou comida.

Se tiver apenas uma ave, evite deixa-la sozinha por muito tempo, as calopsitas ficam apáticas e deprimidas.

Hora da brincadeira

Muitas coisas poderão se tornar brinquedos atraentes,  como por exemplo, caixas de papelão, rolos do papel higiênico e galhos, reveze os brinquedos a cada semana.

Imitá-la pode ser uma ótima maneira de estabelecer um bom relacionamento e aproximação, imite os sons dela, seus movimentos, se ela assobiar, faça o mesmo, quando ela abrir as asas, abra os braços, note que ela irá começar a prestar mais atenção em você.

Sempre que estiver ensinando algo para ela, quando ela corresponder, recompense-a com semente de girassol, elas adoram esse petisco.

Pelo menos uma vez por dia, sempre com sua supervisão, deixe-a solta pela casa, ela precisa se exercitar, voar e com isso se sentirá mais confiante e evita a automutilação.

Veja também como cuidar de uma calopsita


Posts Relacionados:

Comentários