Como cuidar de coelhos domésticos

Publicado em 14 de janeiro de 2016 por Mundo Animal


Tagged , , ,
Texto: Redação | Foto: Reprodução

Os coelhos são mamíferos, herbívoros e encontram-se em várias regiões do mundo . Dóceis e bastante sociável, são ótimos como animais de estimação.

Se bem cuidado e com boa saúde, um coelho vive até 10 anos.

Conhecidos por sua fertilidade, uma fêmea pode dar de 3 a 6 ninhadas por ano, e cada ninhada nascer até 12 filhotes.

É extremamente importante fazer a castração do animal não só para evitar uma procriação demasiada, mas também interfere muito na saúde do animal.

Ambiente

A gaiola deve ser ampla e deverá soltá-lo ao menos uma vez por dia para que ele se exercite, sob atenta supervisão, uma casinha ou toca para ele se esconder e comedouro e bebedouro apropriados.

O local onde irá montar a gaiola pode ser interno ou externamente. Se optar por externo, certifique-se de que ele estará protegido do sol, chuva e rajadas de vento, cuide também para que esteja protegido de animais que possam feri-lo ou matá-lo como gatos e raposas.

Se o ambiente escolhido for interno, cuidado com mobilias, fios e outros objetos que ele possa vir a roer, também deverá levá-lo diariamente para tomar sol, os coelhos precisam muito de vitamina D para que permaneça sempre saudável.

Também terá que ter um ambiente livre de perigos que possa soltá-lo para se exercitar, quanto maior este ambiente melhor para o animal, mas tome muito cuidado para que ele não se machuque ou cause dados ao ambiente.

Alimentação

Os coelhos se alimentam de feno, dê a eles uma quantidade farta, você poderá entrar feno em Lojas de Pet Shop, os melhores são de coloração verde e com cheiro adocicado, o mais inferior que não indicamos são mais amarelos e muitas vezes com cheiro de bolor. Os fenos como a alfafa são muito ricos em proteínas e cálcio para os coelhos.

Inclua também em sua dieta vegetais como: Alface, brócolis, cenoura, coentro, espinafre e aipo, estes são os mais apropriados.

Frutas também poderão ser oferecidas, mas não deverá ser um alimento principal, as frutas devem entrar como petisco, o ideal é que não passe de duas colheres de sopa por dia.

Todo o alimento deverá estar fresco e limpo, de preferência os vegetais estejam molhados, isso ajuda também na hidratação do animal.

A ração para coelhos entra como complemento da alimentação, o feno ainda deverá ser sua alimentação principal.

Muito cuidado ao servir rações, se em quantidade alta, pode causar obesidade. Sempre aconselhamos a dica do veterinário e evite dar alimentos que não estes que citamos.

A água é fundamental para sua saúde e sobrevivência, certifique-se de que esteja sempre fresca e com abundância. Utilize um bebedouro grande, pode ser de inox ou de cerâmica.

Higiene

Limpe a gaiola com bastante frequência, sua tigela de agua deverá ser limpa todos os dias para evitar proliferação de bactérias.

Sua pelagem é bem ampla, apare com uma certa frequência, pois os coelhos costumam fazer sua própria higienização, e a ingestão de pelos pode prejudicar seu funcionamento intestinal. Você poderá evitar escovando os pelos ao menos uma vez por semana para remoção dos pelos soltos.

Quanto ao banho, muito cuidado, os coelhos tendem a ter facilmente uma hipotermia, portanto não o deixe submerso em água.

Sua unhas também deverão ser aparadas, mas, assim como os cães e gatos, eles tem veias nas unhas, ao fazer o corte deverá atentar-se onde elas terminam.

Fique muito atento a sua pele e cuidado com pulgas e ácaros.

A consulta ao veterinário é sempre indispensável para garantir uma saúde perfeita e uma ótima qualidade de vida ao seu animal.

Brincadeiras

Os coelhos assim como todo animal de estimação gosta muito de brincar, compre brinquedos, brinque com ele e dê bastante carinho e atenção, só tenha cuidado pois são bastante delicados e sensíveis, principalmente na região do focinho.


Posts Relacionados: