Como cuidar de um filhote de pássaro

Publicado em 25 de fevereiro de 2016 por Mundo Animal


Tagged , , , , ,

Primeira coisa que deve fazer é procurar pelo ninho, se não encontrar, verifique se ele está em um local protegido e afaste-se um pouco para que se sua mãe estiver querendo se aproximar, sua presença não espante-a.

Se nada, ou nenhum pássaro aparecer para resgatá-lo, você deverá pegá-lo com bastante cuidado, pois são muito sensíveis.

Coloque-o sobre um pano e cubra o corpo dele, geralmente nesta fase ele sente muito frio.

Ofereça uma papinha feita com fubá e água filtrada, se ele for muito novinho, ele não irá pegar sozinho, você deverá com bastante cuidado e o auxílio de um palito sem ponta, abra o bico e coloque a papinha.

No peito, próximo ao pescoço, fica o papo do pardal, observe se está cheio, se estiver, pare de dar comida, ele não tem noção de saciedade e pode levá-lo a morte. Alimente-o a cada meia hora e com doses bem pequenas (com exceção da noite, onde ele deverá descansar).

Com a ajuda de uma seringa, dê água filtrada a ele, apenas uma gota por vez. Muito cuidado para que, com a força que pressiona a seringa não saia um jato que possa afogar o pássaro, teste antes de oferecer a ele.

Na segunda semana, ou quando você notar que ele já está bicando para comer sozinho, ofereça migalhas de pão, maçã, mamão e em seguida poderá oferecer ração especial para pássaros pequenos.

Para acomodá-lo, faça uma espécie de ninho com folhas de papel higiênico no fundo da gaiola. É muito importante que ele fique confortável e protegido do frio. A gaiola deve ficar em um ambiente calmo e interno.

No período da noite, cubra a gaiola com um pano fino para evitar que ele fique sobre rajadas de vento.

Os pássaros na primeira fase da vida costumam sentir muito frio, e qualquer exposição pode entrar em hipotermia.

Evite ficar pegando o tempo todo, somente para alimentá-lo e se ele estiver inquieto, ao segurá-lo junto ao seu corpo, ele se sente aquecido e adormece.

Assim que ele ganhar peso, idade e aprender a voar, abra a gaiola e deixe que ele decida se quer ficar, ou explorar o mundo.


Posts Relacionados: