Como cuidar de um furão

Publicado em 10 de janeiro de 2016 por Mundo Animal


Tagged , , , ,
Texto: Redação | Foto: Reprodução

Seu nome na verdade é ferret, mas é conhecido popularmente como furão. Se pretende adquirir um furão, a primeira coisa que precisa saber é que estes animais são importados dos EUA, pois no Brasil sua reprodução não é permitida. Todos os animais chegam aqui castrados e com microchip e são vendidos em grandes lojas de pets.

O ferret deve, assim como cães e gatos, receber acompanhamento veterinário, o ideal seria um veterinário especialista em animais silvestres. Eles deverão receber os reforços das vacinas contra raiva e cinomose.

Sua expectativa de vida é de sete anos, a maioria são bastante tranquilos e dorminhocos.

Ambiente

Ao adquiri-lo você precisa comprar uma gaiola grande e apropriada, com brinquedos e túneis, estes animais adoram entrar em lugares apertados. Para dormir você pode colocar redes, ou uma casinha, coloque também um bebedouro e comedouro.

Coloque também uma caixa de areia própria para furões, a areia de gato pode trazer problemas respiratórios ao furão.

Somente o deixe solto sobre atenta supervisão, os furões costumam entrar em ralos, vasos sanitários, escalar cortinas e qualquer fresta pode ser usada para fuga.

Eles escalam facilmente, porém para descer não tem tanta habilidade, muitas vezes sofrem quedas e acabam se machucando.

Higiene

Os furões deveram tomar banho uma vez por semana, passando disso, ele começa a apresentar mau odor. Este banho pode ser feito em casa, eles são bem tranquilos.

Sua gaiola deverá ser limpa regularmente, se houver mais de um animal, deverá limpa-la todos os dias,

Alimentação

Você deve adquirir ração específica para furões que contenha bastante gordura e proteína e um índice mais baixo de carboidrato e açúcar, por serem animias carnívoros, necessitam desta proteína, somente grãos não são suficiente para sua nutrição.

As frutas apesar deles adorarem, não são muito bem vindas por conter muito açúcar, quando for oferecer frutas a ele, lembre-se de ter cautela. Ao invés da fruta, se quiser agradá-lo você poderá oferecer a ele pedaços de carne morna.

A água deverá ser filtrada e estar sempre fresca.

O ideal será orientar-se sobre a melhor ração com o médico veterinário.

Cuidados

Reserve ao menos uma hora do seu dia para brincar com ele para que ele se exercite, coloque vários brinquedos para ele.

Leve ao veterinário com frequência. Os furões costumam ser sensíveis e podem desencadear alergias a vacinas e para eles isso poderá ser fatal, portanto ao perceber qualquer tipo de anormalidade leve-o imediatamente ao veterinário.


Posts Relacionados:

Comentários