Como cuidar de um macaco sagui

Publicado em 17 de janeiro de 2017 por Mundo Animal


Tagged , , , ,

Se você pretende ter um macaco sagui como animal de estimação, a primeira coisa que deverá fazer é retirar uma autorização no IBAMA. Ao comprar um macaco sagui, observe a documentação do animal, se a nota fiscal contém número de registro do criador, de marcação do macaco, sexo e idade.

Ambiente apropriado para o sagui

O viveiro deverá ter no mínimo 1,20 x 0,60 x 0,60 metros, nele coloque brinquedos, cordas e balanços, se possível, monte o viveiro ao redor de uma árvore pequena.

Deverá ter também uma caixa de madeira como uma espécie de ninho, onde ele poderá se esconder e também para dormir.

Cuidados com a saúde do macaco

Deverão ser vermifugados a cada seis meses. Quanto as vacinas, não há comprovação sobre a doença da raiva em saguis, portanto, alguns veterinários poderão optar por não fazer a aplicação da vacina. Porém existem outros que recomendam o uso de vacinas que usam a tecnologia recombinante. Procure orientação do especialista.  As doenças mais comuns nos macacos saguis são, verminoses, enterites, ectoparasitos e pneumonia. Sempre que necessário é importante que se procure um veterinário especialista em animais silvestres, de preferência com recomendação.

Alimentação adequada para o macaco sagui

O sagui deverá ter uma alimentação variada entre frutas, legumes, proteínas e carboidratos

Ofereça a ele ao menos uma fruta, pode ser banana, mamão, maçã, manga, laranja, uva e outras frutas da época. Dos legumes, ofereça pelo menos um, pode ser cenoura, vagem, quiabo, batata-doce, inhame e beterraba, todos cozidos sem sal.

Poderá fornecer pedaços de carne, frango, ovos. Também poderá incluir na dieta queijo fresco, tenébrios ou grilos.

Eles também comem arroz integral, ervilhas, lentilhas, feijão, milho cozido, iogurte, pão, bolacha de água e sal, goma sem açúcar, geleia de mocotó, girassol ou favos de mel.

O leite pode ser misturado com um suplemento alimentar para humanos, encontrado em supermercados.

Há ainda disponível em lojas especializadas a ração para macacos. Durante os primeiros quatro meses de vida, misture diariamente 0,5 mililitro de um cálcio terápico em leite, água, iogurte ou fruta.


Posts Relacionados: