Como cuidar de um Periquito Australiano

Publicado em 14 de setembro de 2016 por Mundo Animal


Tagged , ,
Texto: Redação | Foto: Pixabay

Por ser extremamente inteligente, faz dele um pet muito fácil de domesticar, se relacionam muito bem com seres humanos, são carinhosos, brincalhões e podem ser uma ótima escolha tê-lo como animal de estimação

Ambiente

Se optar por ter dois periquitos, a gaiola deverá ter no mínimo 70 cm de comprimento, 40 cm de largura e 50 cm de altura, a grade deverá ter um afastamento de 1 cm, se maior, eles podem fugir, e menor, podem ficar com patas e bicos presos. Evite gaiolas redondas, os periquitos, ao se sentirem amedrontados, gostam de se esconder nos cantos, uma gaiola retangular é a melhor opção. A gaiola tem que possuir poleiros, podem ser feitos com galhos, nunca opte por objetos de plástico, também deverá ter uma pedra apropriada para que eles afiem o bico.

Higiene

Manter o local limpo é essencial para evitar doenças, para isso, você deverá limpar a gaiola uma vez por dia, retirando os excrementos e lavando bem o bebedouro e o comedouro.

Você poderá optar por colocar uma fina camada de areia na superfície, aproximadamente uns 2 cm de espessura, a areia deverá ser substituída regularmente para manter a higiene do local.

Alimentação

Para evitar obesidade é importante balancear sua alimentação diária. Ofereça a ele cerca de 15% do seu peso em ração seca, que pode ser a base é o painço e o alpiste. Complemente sua alimentação com frutas e algumas verduras. Você poderá oferecer as frutas 2 a 3 vezes por semana.

Frutas e verduras que não devemos oferecer aos periquitos: tâmaras, toranja, ameixas, limões, abacate, maracujás, batatas, feijão, vagem, cebola e salsa.

Exercícios

É importante exercitá-lo, para isso deixe-o solto pela casa, sempre o observando, não se preocupe, eles não possuem asas suficientes para alçar grandes voos. Deixe-o voar livremente pela casa. Faça vários poleiros de madeira para ele brincar e descansar, escolha diferentes tamanhos para que ele interaja melhor.


Posts Relacionados:

Comentários