Como cuidar de uma iguana

Publicado em 13 de maio de 2016 por Mundo Animal


Tagged ,
iguana
Texto: Redação | Foto: Pixabay

Embora pareça fácil cuidar de uma iguana, a realidade não é bem assim, se você deseja tê-la, saiba que terá que gastar muito para poder garantir uma vida longa e saudável para ela, pense muito se está disposto a pagar por isso.

Ambiente adequado para a iguana

Seu aquário deve ter no mínimo 1m de profundidade x 1,8m de largura x 1,8m de altura, pois as iguanas na fase adulta chegam a medir de 1,2m a 1,8m e crescem muito rápido.

A umidade também deverá ser controlada, portanto o ideal é comprar um umidificador.

Por serem nativas de regiões muito quentes, não se adaptam ao frio, portanto fornecer calor é indispensável. Para isso você terá que ter uma lâmpada de aquecimento. As temperaturas necessárias variam entre 27°C a 32°C, e no máximo entre 36°C e 37°C . Mas é importante observar seu comportamento diante da luz, se a iguana se manter sob a luz, pode significar que precisa estar mais quente para aquecer todo o ambiente. No período da noite, a temperatura nunca deve ser inferior a 23ºC. Muito cuidado para que a iguana não encoste nas lâmpadas, isso poderá causar queimaduras, e não opte por pedras aquecidas, embora sejam mais bonitas, podem ser perigosas.

Outro fator muito importante é o banho de sol, a iguana necessita de muita luz natural que são as luzes U.V.A e U.V.B. A luz U.V.A. faz com que ela se sinta confortável. A luz U.V.B. faz com que ela consiga se alimentar e absorver a vitamina D, onde ela adquire cálcio e evite doenças ósseas.

Para se conseguir a luz U.V.B você poderá encontrar em grandes pet shops, porém ela deverá ser trocada a cada seis meses de uso, já a luz U.V.A você adquire através do sol e também pela luz de casa.

Decore a parte interna com galhos para ela escalar,

Alimentação

As iguanas são vegetarianas e sua dieta deve ser a base de folhas, frutas e vegetais, procure alimentá-la com as folhas de tons mais escuros, as mais recomendadas são: couve-manteiga, folhas de mostarda, alfafa, folhas de dente de leão e agrião. Lembre-se de que as iguanas não comem alface. Também é necessário uma variedade de frutas e vegetais, tais como uvas, framboesa, morango, papaia, vagem, abóbora, yucca, ervilhas cherovia e também poderá complementar com ração específica. Nunca ofereça nenhum alimento de origem animal, seu organismos não está adaptado para tal alimentação, o que poderá causar entupimento do intestino levando o animal a morte.
Água sempre fresca e ao seu alcance é fundamental


Posts Relacionados:

Comentários