Como dar banho em cavalos

Publicado em 22 de outubro de 2013 por Mundo Animal


Tagged , , , , , , , , , ,
Texto Redação | Foto Reprodução

Assim como qualquer animal, os cuidados com a higiene devem ser rigorosos para mantê-los sempre saudáveis e bonitos. No caso do cavalo, a limpeza deve ser feita nas patas, pelagem, crina,focinho, cauda e ao longo do corpo. Anote as dicas e aprenda como dar banho em cavalos.

Pelagem

Prefira locais iluminados para a melhor limpeza do animal. Para começar, retire o excesso de lama e suor com uma escova específica para pelagem – além de auxiliar na limpeza, essa fase ativa a circulação sanguínea e alivia a tensão dos músculos. Depois, ensaboe o animal com o shampoo indicado pelo veterinário fazendo movimentos circulares. Por fim, enxágue.

Focinho

Com uma escova de fios macios, escove delicadamente o focinho do cavalo para retirar as sujeiras das bordas.

Patas

Com o ferro de cascos, limpe os cascos do cavalo para remover as sujeiras atoladas na ferradura. Observe sempre se o solado da pata está com aspecto saudável, se há indícios de machucados. Qualquer alteração, leve o animal ao veterinário. Após o banho, não esqueça de proteger e hidratar a área com óleo indicado para cascos.

Crina e cauda

Existem diversos tipos de xampo para a lavagem da crina e da cauda, mas antes de escolher a melhor opção, consulte a opinião do veterinário. Para lavar a crina, passe o produto com uma esponja molhada em água morna sobre o pelo. Aplique o shampoo com cuidado para não cair nos olhos do cavalo. Para a lavagem da cauda, nunca fique atrás do animal, afinal, ele poderá se assustar e machucar quem estiver dando o banho.


Posts Relacionados:

Comentários