Como dar banho em coelhos

Publicado em 03 de agosto de 2016 por Mundo Animal


Tagged , , , ,
coelho-banho

A primeira coisa que deverá saber é que não se deve nunca mergulhar o coelho na água, isso poderá causar hipotermia ou fazer com que ele entre em estado de choque, o que pode levá-lo a morte.

O que fazer para manter o coelho limpo e evitar o mau cheiro?

Escovação do pelo: É muito importante escovar os pelos, isso ajuda a eliminar a poeira e remover os pelos mortos.

Você deverá usar uma escova específica para coelhos, ela tem as cerdas mais macias que as de cães. Se o coelho tiver pelos longos é aconselhável mantê-lo aparado e escovar com muito cuidado para que não embaraçar.

Mantenha os pelos da região anal e abdominal sempre aparados, isso evita que ele fique úmido e também o mantém limpo por mais tempo.

Se o coelho tiver pelos embaraçados ou com nós o melhor a fazer é usar um desembaraçador de nós, ele é capaz de desembaraçar sem ferir a pele do animal.

Ao término da escovação, lave bem a escova com água e sabão, repita a escovação ao menos uma vez por semana.

Sujeiras adquiridas: Se seu coelho se sujou com barro, por exemplo, coloque amido de milho no local e escove, vá repetindo até que ele esteja limpo.

Caso seja necessário usar água, faça somente se for em pequenas áreas. Umedeça um pano em água morna e vá esfregando com muito cuidado para que a água não molhe a pele dele. Ao terminar seque a área com secador de cabelos em temperatura morna e mantenha o jato de ar longe. Tome muito cuidado pois o coelho é um animal muito sensível ao calor.

Este procedimento também poderá ser usado em caso dele ter se molhado com a própria urina

Cuidados com as unhas do coelho: Coelhos criados em casa em geral não tem como cavar o solo, com isso as unhas ficam compridas e finas. Para apará-las use um cortador de unhas para coelhos, deverá ter muito cuidado para não ferir a pata do coelho, eles são muito vulneráveis a pegar infecções. Se não se sentir confortável, o ideal é pedir para que o veterinário o faça.

Nunca faça remoção das garras do coelho, isso poderá fazer com que ele adquira bactérias.

Eliminando maus odores: Os coelhos tem glândulas na região próxima ao ânus que produz mau odor, para eliminar umedeça uma bola de algodão, ou uma haste flexível com pontas de algodão em agua morda, esfregue cuidadosamente a região anal para remover a secreção. O ideal é fazer o procedimento com a ajuda de alguém, peça que fique acariciando o coelho para tentar mantê-lo calmo durante a limpeza.  Repetindo o processo regulamente fará com que ele esteja sempre limpo e sem mau cheiro.

Eliminando pulgas dos coelhos: Existem no mercado vários produtos muito eficientes para prevenir ou remover pulgas e são específicos para cada animal, nunca use um produto que seja destinado a cães ou gatos. O ideal é buscar recomendação veterinária sobre o produto a ser usado e seguir a risca o método de uso indicado.

Importante: Mantenha a casinha do coelho sempre limpa, nunca molhe o coelho com água ou qualquer outro produto, caso isso aconteça seque-o imediatamente.

Todo procedimento sugerido deverá ser feito com muito respeito ao animal, para evitar que ele se estresse.


Posts Relacionados:

Comentários