Como educar um gato endiabrado

Publicado em 26 de fevereiro de 2016 por Mundo Animal


Tagged , , , ,
Texto Redação | Foto: Pixabay

O gato usa de sua agressividade para se defender de possíveis ataques, sua presença muito próxima pode representar para ele um perigo, isso vai fazer com que ele o ataque puramente por medo.

O ideal é socializá-lo desde filhote, pois os gatos tendem a serem mais reservados e gostam de ficar solitários.

Ao adotar um gato que tenha um comportamento mais arisco, você deverá ter bastante paciência que gradativamente você conseguirá reverter esse quadro. Acompanhe as dicas que separamos para você.

Nunca se aproxime ou tente pegar um gato que esteja se sentindo encurralado, ele precisa aprender a confiar em você, e não te ver mais como ameaça.

Ofereça a ele um petisco, deixe que ele venha até você, vá devagar com ele.

Por pior que seja a reação do gato, nunca o repreenda com tapas ou empurrões, isso para ele só vai representar que ele realmente precisa se defender de você.

Tente identificar o que causa o medo dele, se é um tom de voz que usou, um gesto que faz, um calçado que está usando,enfim, ao descobrir, elimine o fator.

Os gatos gostam de se sentirem seguros, para isso deixe que ele tenha uma espécie de toca, ou seja, um local fechado em que você tenha dificuldade de acessar. Outro fator bastante importante, nunca bloqueie a passagem dele, quando ele se sentir inseguro, ele vai querer fugir, deixe que ele vá.

Quando ele vir te procurar, dê a ele algo agradável como petiscos e procure brincar com ele. Nessa fase de socialização é importante ele ter contato com várias pessoas, porém, essas pessoas não deverão se aproximar muito, deixe que ele venha explorar o ambiente, deixe ele se sentir seguro e confiante.

Se o gato estiver se sentindo entediado, ele terá um mal comportamento, para evitar, esteja sempre com ele, brinque com ele, interaja, faça árvore de gato para ele subir, prateleiras e brinquedos simples como uma bolinha de papel por exemplo e lembre-se que ele precisa gastar energias.


Posts Relacionados: