Como adestrar seu cão

Publicado em 09 de janeiro de 2016 por Mundo Animal


Tagged , , , , ,
Texto: Redação | Foto: Divulgação

Aprender alguns comandos pode ser muito prazeroso ao cão, e isso também demonstra obediência e boa educação.

Todos os comandos deverão ser usados quando necessário, ficar mandando sentar, deitar, ficar e etc são para educa-lo e não para que se torne uma distração. Portanto, ensine, mas use com moderação e respeito.

Comando sentar

Este comando, além de mostrar que seu cão lhe tem obediência, também poderá ser bastante útil no dia a dia. Sempre que damos a ordem para sentar-se, o cão fica calmo e paciente.

Este comando é bastante simples, e deve ser treinado desde filhote. Pode levar algum tempo para que ele assimile o comando à ação, mas vale a pena insistir.

Como ensinar:

Posicione-se de frente ao cachorro, estique o braço e com a palma da mão virada para cima, levante rapidamente o braço e diga “SENTA!

Ao acompanhar o movimento, ele terá que se sentar para ver sua mão.

Recompense-o com petiscos e carinhos para que ele associe a algo bom, e repita insistentemente até que ele realmente aprenda. Tente fazer com que ele se sente somente ao ouvir a palavra “SENTA” isso demonstra que ele realmente aprendeu.

Comando deitar

Depois que ele já tiver aprendido a sentar, o próximo comando que poderá ensinar a ele será o de deitar.

Como ensinar:

Para ensinar este comando você deverá colocar a guia. Posicione-se ao lado direito do cão, dê o comando “SENTA”.

Assim que ele se sentar, coloque o braço e a perna esquerda à frente, a perna deverá estar mais perto dele que sua mão. Puxe a guia para baixo, com a palma da mão também virada para baixo e diga “DEITA!

Quando ele se deitar, dê carinho e/ou petiscos.

Comando ficar

Um dos comandos mais importantes, é o FICA!, este comando fará com que ele pare e aguarde pelo próximo comando.

Como ensinar:

Primeiramente, dê o comando “SENTA”, coloque a mão à frente do focinho e diga a palavra “FICA!”. Vá se afastando lentamente e se o cão permanecer por mais de 10 segundos, recompense-o com petiscos.

Comando dar a pata

Este comando é apenas por educação e pode ser usado como brincadeira, mas não repita constantemente para que não se torne ruim ao cachorro.

Como ensinar:

Posicione-se a frente do cão e comece com o comando “SENTA”. Em seguida diga “DÁ A PATA” e pegue a pata dele com carinho e de um petisco, repita várias vezes, ele irá associar o comando à ação.

Lembrem-se, há raças que terá mais facilidade em aprender, outras nem tanto, mas isso não significa que seu cão não irá aprender, somente exigirá um pouco mais de paciência e carinho, nunca fique bravo com ele se não obedecer, afinal ele pode não ter associado ainda.


Posts Relacionados: