O que fazer para o gato não fazer xixi no lugar errado

Publicado em 11 de abril de 2016 por Mundo Animal


Tagged , ,
Texto: Redação | Foto: André Karwath aka Aka, edited by Fir0002

As razões mais comuns que fazem com que o gato faça xixi fora do lugar, são: A troca de posição da caixa de areia, mudanças constantes nas rotinas dos tutores e do gato ou a chegada de uma nova pessoa na família.

Fatores importantes:

A caixa de areia

Os gatos por extinto estão sempre em alerta contra predadores, se a caixa de areia for fechada, ou funda demais que faça com que o gato se sinta encurralado, e obstrua sua rota de fuga, pode fazer com que ele não queira usar.

Outro fator é a limpeza da caixa, os gatos são animais limpos e higiênicos, se sua caixa estiver suja, ou mal higienizada, ele também irá se recusar a usar. Além da coleta frequente, faça também uma limpeza completa na caixa frequentemente usando produtos que não tenha o cheiro muito forte e procurar usar sempre o mesmo produto para que o gato não estranhe o cheiro.

A escolha da areia também é importante, procure utilizar areia mais fina, e de preferência sem perfume, evite ficar trocando de marca.

A posição onde colocar a caixa também é importante, procure um lugar onde não tenha barulho e nem movimentação. Em muitos casos, quando optam por colocar a caixa na areia de serviços, o gato irá evitar de usar a caixa quando a maquina de lavar roupas estiver ligada, pois o barulho o incomoda.

Se você possuir mais que um gato, o ideal será ter uma caixa de areia para cada, dificilmente o gato irá querer utilizar uma caixa de areia que já foi usada por outro.

Se o gato passar por algum tipo de estresse no momento em que tiver usando a caixa, ele poderá associar aquele momento ruim a caixa,  por exemplo, barulho de fogos de artifício, ou se assustou com a presença repentina de um outro animal, portanto se isso aconteceu, o ideal é trocar a caixa de lugar e procurar fazer com que o gato se sinta confiante novamente, e não veja a caixa como um lugar ameaçador.

Outro fator que leva o gato a fazer xixi fora do lugar é a  marcação de território, para identificar é simples, quando ele está marcando território, ele estará com o rabo ereto e tremendo, ele não fará xixi, e sim, soltará um jato de urina no local

Problemas de saúde

Alguns problemas de saúde também poderão levar o gato a fazer xixi ou cocô fora da caixa de areia dentre eles estão a cistite, a infecção urinária e cálculo renal. No caso das fezes, ele também poderá fazer fora do lugar devido as dores na barriga. Os gatos costumam fazer isso para mostrar que ele não está bem, ao notar isso, procure imediatamente ajuda veterinária.


Posts Relacionados:

Comentários