Como limpar a orelha do cachorro em casa

Publicado em 03 de setembro de 2014 por Mundo Animal


Tagged , , , , , , , , , , ,
Texto Ana Carolina Gabriel | Foto Reprodução

Limpar a orelha do cachorro é essencial para evitar infecções, doenças, além do odor desagradável. Mas é preciso ter alguns cuidados para não machucar o pet, afinal, o local é bastante sensível e pressionar demais a gaze pode comprometer a saúde do seu bichinho. Por isso, conversamos com a Drª Gisele Mion, médica veterinária da Clínica PatriPet, para esclarecer as principais dúvidas de higiene.

Quantas vezes por semana é necessário fazer a higienização?

“A orelha dos cães tem um formato diferente do nosso e devido a esta anatomia é recomendado realizar apenas uma limpeza semanalmente”, explica Gisele.

Quais são os produtos indicados para a limpeza?

“Recomendo a utilização de produtos específicos para esta limpeza, chamados ceruminolíticos, estes produtos tem a função de lubrificar o ouvido do cão e auxiliar na remoção do cerúmen que está em excesso”, sugere a veterinária.

Qual é a melhor maneira de fazer a higienização?

“Esta limpeza deve ser feita com muito cuidado, com gaze ou algodão, lembrando que o algodão pode soltar pedacinhos quando esta seco, portanto o ideal é usar a gaze.

O movimento utilizado é apenas de meio circulo, ‘até onde nosso dedo chega’, isto será suficiente. O ceruminolítico pode ser colocado diretamente no conduto auditivo ou na gaze. Quando colocado no conduto, deve-se realizar uma massagem de aproximadamente 5 segundos e em seguida remover o produto com a gaze No final da limpeza, o ouvido deverá estar praticamente seco.

Lembrando que, o uso de cotonetes pode machucar o ouvido ou até mesmo empurrar o cerumén para dentro do conduto, podendo gerar otites, por estes motivos não recomendo seu uso”, pondera a veterinária.


Posts Relacionados: