Conheça o projeto Cão Terapeuta

Publicado em 10 de outubro de 2014 por Mundo Animal


Tagged , , , , , , , , , , , , , ,
Texto reproduzido do site Cão Cidadão | Foto Luciana Cury

Criado em 1998, o projeto Cão Terapeuta tem o objetivo de contribuir para a melhora de pessoas debilitadas ou com necessidades especiais e já levou alegria a muita gente! Em 2013, formalizou-se como Instituto Cão Terapeuta, uma ONG.

Hoje, faz visitas semanais, quinzenais, mensais e esporádicas a várias instituições que cuidam de crianças, adolescentes, adultos e idosos enfermos, carentes ou portadores de alguma deficiência física ou intelectual. Consegue atender cerca de 160 assistidos por mês e, para manter e aumentar esse número, conta com o apoio de empresas sérias, como a Cão Cidadão. Atualmente, conta com a participação de 42 cães e seus donos, 12 voluntários sem cão, além de 15 adestradores (a maioria franqueado da Cão Cidadão).

Com base na zooterapia

O Instituto Cão Terapeuta trabalha com os conceitos de atividade, educação e terapia assistida por animais (A/E/TAA), desenvolvidos a partir de estudos que mostram que o simples contato com um animal já é o suficiente para promover bem-estar. Muitos benefícios já foram comprovados, como: diminuição da pressão sanguínea e cardíaca, melhora no sistema imunológico, na capacidade motora e memória, aumento da autoestima. Também estimula a interação social e tem uma ação calmante e antidepressiva, o que resulta, em alguns casos, na redução da quantidade de medicamentos.

Meu cachorro pode ser um cão terapeuta?

O cão deve preencher os seguintes pré-requisitos, no mínimo, para fazer parte do corpo de voluntários:

– ser dócil com pessoas e outros cães.
– ser confiante.
– gostar de dar e receber carinho.
– estar vacinado e vermifugado.
– ter mais de dois anos de idade.
– ser castrado.

Além disso, para garantir o bem-estar dos assistidos e do próprio cão, é realizada uma avaliação de comportamento, que inclui vários testes. Dessa forma, poderá se determinar se o cão está apto ou não para ser um cão terapeuta.

A saúde do animal também é avaliada por um médico veterinário do Instituto, que verifica a vacinação, presença de vermes, controle de tártaro, entre outros.

Instituições visitadas atualmente

– Fraternidade Irmã Clara
– Núcleo Assistencial Irmão Alfredo
– Centro de Acolhida Especial para Idosos – Morada São João
– Casa da Criança Santo Amaro
– Sabará Hospital Infantil
– Instituto da Criança – HCFMUSP

Caso tenha interesse em cadastrar um animal ou instituição, ou para obter mais informações, por favor, envie um e-mail para contato@caoterapeuta.com.



Posts Relacionados: