Texto Redação | Foto Adriana Cruz
Entre os principais cuidados estão os mais simples, não deixe seu animal exposto ao vento ou garoa, se é um animal acostumado a ficar no quintal, coloque a casinha de uma maneira que o vento não entre e sempre coloque um cobertor para que ele se deite. Deitar diretamente no piso transmite friagem o que pode vir a trazer doenças.
Em animais de pelo curto, também é aconselhável colocar roupinhas para protegê-lo nos dias mais frios. Se o cachorro parecer inquieto, a procura de lugares quentes, ou ficar mais lento, fique atento, pode ser sinal de hipotermia. Leve-o para dentro de casa e procure agasalha-lo. O ideal mesmo para estes dias muito frios é deixá-lo dentro de casa.
Cuidados especiais também na hora do passeio, escolha um horário mais quente do dia, e caso o animal seja exposto ao sereno, seque-o bem com o secador.
No inverno aumente o intervalo entre um banho e outro, opte pelos dias mais quentes e sempre seque com secador.
Importante também deixar o pelo mais longo para ajudar a protegê-lo, mas isso não significa que ele estando com o pelo longo não vá sentir frio.
No caso dos peixes, procure deixar a água do aquário na temperatura de entre 24ºC e 26ºC, PH neutro, entre 6,5 e 7,5 e limpeza parcial de 15 em 15 dias.
Já os pássaros, se mantidos em ambiente externo, coloque uma manta sobre a gaiola nas noites mais frias, e durante o dia, não os deixem expostos as rajadas de ventos