Cuidados que devemos ter na criação da Chinchila

Publicado em 21 de janeiro de 2016 por Mundo Animal


Tagged , , ,

Para quem está à procura de um animal de estimação, dócil, carinhoso e totalmente independente, a chinchila é uma ótima escolha. Por ter hábitos noturnos, os roedores costumam não estar muito presente no dia a dia do seu tutor. Não necessitam de vacinação e sua alimentação é bastante simples.

Ambiente

Adquira uma gaiola relativamente espaçosa, com andares para que ela possa se exercitar, uma casinha, ou toca para dormir e se proteger. Bebedouro e comedouro e porta alfafa apropriado para ela. Coloque também bastante brinquedos e produtos especializados para ela roer, eles necessitam desgastar os dentes.

Alimentação

A ração a ser oferecida, deve ser especial para chinchilas, não se deve oferecer rações para coelhos, alfafa é essencial para a saúde das chinchilas

Higiene

Escovar esporadicamente seu pelo apenas para remoção dos pelos soltos para evitar a ingestão excessiva, não necessitam de banhos, pois não pegam pulgas e fazem sua própria higiene usando uma areia especial, basta colocar na gaiola. Deve-se colocar serragem no fundo da gaiola e trocar diariamente as partes sujas.

Saúde

As chinchilas são bastante saudáveis, sua expectativa de vida é até 20 anos, para isso, leve-o ao veterinário anualmente para avaliação profissional, cuide para que seu ambiente esteja sempre limpo e higienizado, pois os problemas de saúde que afetam as chinchilas, em geral são devido a falta de higiene. Não se esqueça de que devem desgastar os dentes, estes podem crescer até 6 cm ao ano, e seu desgaste é essencial para evitar dores, que causam a falta de apetite que possa levá-la a morte.


Posts Relacionados:

Comentários