Curiosidades sobre camaleões

Publicado em 21 de setembro de 2017 por Mundo Animal


Tagged , , , , , ,

A capacidade de se camuflar dos camaleões compensa a movimentação lenta que dificultaria a fugas. Em geral, esses lagartos ficam imóveis para capturar insetos com a língua. A camuflagem faz com que sejam confundidos com o ambiente, como as folhas e os galhos das árvores, protegendo-os, assim, dos predadores.

Porém, o verdadeiro mito está em achar que eles só mudam de cor motivados pelo ambiente. Humor, saúde e iluminação são outros motivos que fazem o bicho se transformar. E a utilidade da habilidade não para por aí: os répteis a usam para se comunicar, aliás, os especialistas acreditam que esse é o principal motivador da mudança de cor. Isso acontece em casos de ameaça (para sinalizar outros machos) ou como comportamento de corte.

Outra função da alteração de cor refere-se ao controle da temperatura do corpo. Quando está muito quente, eles tendem a ficar mais claros, de modo a refletir a luz, reduzindo o aquecimento do corpo. O contrário ocorre quando o animal deseja se aquecer. Isso é útil porque sua temperatura varia de acordo com a do ambiente.

Como é possível um camaleão mudar de cor?

O mecanismo responsável pela camuflagem foi desvendado há pouco pelos cientistas. Estudiosos da Universidade de Genebra, na Suíça, descobriram que pigmentos (nanocristais de guanina, também encontrados no DNA) presentes em duas finas camadas superficiais de células do camaleão podem mudar de posição, agindo como um prisma. Da interação entre essas camadas surge a variedade de cores que o animal pode apresentar.

Curiosidades sobre o camaleão

Um camaleão demora aproximadamente dois minutos para mudar de cor.

A diversidade de cores e a velocidade na alteração variam entre as espécies de camaleões e entre machos e fêmeas. Rosa, azul, vermelho, laranja, verde, preto, marrom, amarelo e azul-turquesa são algumas das cores apresentadas.

Geralmente, os camaleões macho são mais coloridos e rápidos, pois são eles que fazem o cortejo e disputam território.

Além do benefício da camuflagem, os camaleões possuem um arco de visão de 360°, o dobro da nossa, e os seus olhos podem ter focos diferentes, o que também ajuda nas situações de perigo.


Posts Relacionados: