Curiosidades sobre elefantes

Publicado em 30 de junho de 2017 por Mundo Animal


Tagged , , , ,
Texto: Redação | Foto: Pixabay

Existem duas espécies de elefantes, o elefante asiático (Elephas maximus) e o elefante africano (Loxodonta africana). A diferença entre eles é que o elefante africano é maior e possui as orelhas e presas maiores que os asiáticos.

Elefante africano
Elefante asiático

O maior elefante já registrado pesava cerca de 10 toneladas e tinha 3,96 metros de altura.

As presas crescem, em média, 17 centímetros por ano e na fase adulta de um elefante macho africano, ela chega a pesar até 106 quilos.

Os Elefantes possuem excelente audição, podem escutar seus sons a até 8 km de distância. Suas orelhas servem para dissipar calor.

Elefantes são excelentes nadadores, adoram água e usam suas trombas para se banhar.

Um elefante adulto consome de 100 a 200 quilos de alimentos por dia, gastam mais da metade do seu tempo se alimentando.

Os elefantes vivem em bando, todos são lideradas pela matriarca, em geral, a mais velha. Quando em perigo, os elefantes formam um círculo em que os mais fortes protegem os mais fracos. Os machos deixam as fêmeas quando atingem a adolescência, com aproximadamente 12 anos de idade, e permanecem em grupos de jovens, até que atingem a maturidade e estão prontos para se virarem sozinhos.

O ato do sexo entre os elefantes dura em média de 1 minuto, após o término, eles trocam carícias e permanecem juntos por alguns dias.

O pênis do elefante africano mede cerca de 150 centímetros e a a vagina da fêmea mede 50 centímetros.

A gestação do elefante dura 22 meses, seu filhote nascem pesando em média 100 quilos, se macho, chegam a pesar até 120 quilos.

Os elefantes africanos vivem em média 70 anos. Quando um membro do bando morre os demais passam por espécie de luto, ficando parados ao redor do corpo do morto, em silêncio, por um bom tempo. Ao final, eles cobrem o corpo com terra e grama.

Os elefantes são muito sociáveis, e fazem demostração de carinho ao entrelaçarem suas trombas. Os elefantes asiáticos tem a capacidade de sentir empatia, e compaixão por um outro animal que esteja passando por algum problema.


Posts Relacionados: