Expectativa de vida de cães e gatos crescem

Publicado em 04 de setembro de 2014 por Mundo Animal


Tagged , , , , , , , , , , , , ,
Texto Redação | Foto Reprodução/ We love Cats and Dogs

Segundo o presidente executivo da Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação (Abinpet), José Edson Galvão de França, atualmente, existe mais de 106 milhões de animais de estimação, ou seja, praticamente um para cada dois brasileiros.

Tratados como filhos, os pets, principalmente cães e gatos, são cada vez mais comuns nas famílias brasileiras. Atrás dos Estados Unidos, o Brasil é o segundo colocado mundial no mercado pet. De acordo com o Ibope Inteligência, em 2013, os brasileiros gastaram com os animaizinhos mais de R$6 bilhões, que vão desde rações especializadas a novidades em acessórios e cuidados médicos.

E são justamente essas precauções que estão ajudando os bichinhos a terem uma qualidade de vida melhor e longa. O hospital veterinário Sena Madureira, de São Paulo, realizou um levantamento com 120 mil cachorros tratados por lá desde os anos 1980 até hoje. A análise constatou que a expectativa de vida dos animais de estimação quase dobrou. Os cães de pequeno porte que viviam cerca de 9 anos, hoje podem atingir os 18. Os de raça grande vivem sem muitos problemas de saúde até os 13. Já os gatos, podem chegar aos 20 anos.

O crescimento na população de animais idosos é uma tendência. Como eles convivem dentro de casa e junto com a família, isso faz com que os donos procurem um veterinário em caso de algum sintoma ou algo de diferente na rotina do animal.

A farmacêutica Cláudia Souza, da Rede de Farmácia de Manipulação Officilab, tem um cachorro da raça Shih-tzu, de 9 anos. “O Fred é tratado como uma criança, com muito amor. Quando ele fica doente, recorro a farmácias de manipulação. A opção de manipular a fórmula em diferentes formatos, como em gotas, papinha, em pó ou em cápsulas, facilita a administração, principalmente em animais idosos, que possuem limitações na deglutição”, explica.


Posts Relacionados: