Hibernação dos Hamsters

Publicado em 10 de junho de 2016 por Mundo Animal


Tagged , , , , ,
Texto: Redação | Foto: Reprodução

A exemplo de outros animais, o hamster também entra em estado de hibernação. Estes episódios ocorrem em épocas de frio intenso onde, para poupar energias, o animal entra em estado de hibernação, ou seja, desacelera seu metabolismo onde seu coração e sua respiração quase param. É mais comum acontecer com o hamster Sírio, porém já houve casos de hibernação em hamster anões.

O que leva o Hamster a hibernar

A mudança repentina de temperatura de calor para frio é um dos principais fatores, outra causa é se a temperatura ficar abaixo dos 13ºC. Além disso, se a alimentação do hamster não for adequada, ou seja, tiver alguma deficiência de nutrientes ou vitaminas, pode fazer com que a sistema imunológico fique baixo e com isso não tenha a resistência necessária para suportar as baixar temperaturas.  Um hamster que esteja adoentado também pode hibernar, isso seria uma forma do organismo poupar energias para que o hamster se recupere.

Como identificar se o hamster está hibernado ou se está morto

Embora seja comum em outros animais, a hibernação nos hamster é algo a se preocupar. Caso você note que seu hamster está dormindo a tempo demais, avalie seus sinais vitais, ouça os batimentos cardíacos e sua respiração, avalie bem, pois por estar muito fraco poderá não conseguir ouvir. Tente abrir os olhos e veja se ele responde, caso esteja hibernando você terá que reverter o quadro imediatamente pois quanto mais tempo ele passar neste estado, maior a possibilidade de ficar desidratado e desnutrido.

O que fazer se o hamster tiver hibernando

Se perceber que ele já hibernou, o ideal é tentar aquecê-lo, vá esfregando seu corpo levemente com as mãos, se julgar necessário, poderá aquecer uma toalha de rosto com o ferro de passar (não muito quente para não queimá-lo) e enrole-o. Este processo poderá levar horas até que ele comece a responder aos estímulos. Note se a respiração e batimentos começam a ficar mais forte e assim que ele se restabelecer é importante hidratá-lo e alimentá-lo bem.

Como evitar que o hamster hiberne

Mantenha o ambiente onde ele vive acima dos 14ºC . Você pode conseguir este calor através de luz, ou cobertor térmico especial para gaiolas, mantenha os recipientes de comida e água sempre cheios. Importante também brincar com ele para que ele se mantenha ativo.


Posts Relacionados: