Importância da castração precoce em cadelas

Publicado em 21 de dezembro de 2015 por Mundo Animal


Tagged , , , , ,
Texto : Drª Gisele Mion | Foto: Clínica veterinária Patripet

A castração precoce de cadelas é um dos mais comuns procedimentos veterinários realizados nos Estados Unidos e em grande parte do mundo. Hoje em dia muitos questionamentos e estudos que correlacionam a idade ideal para a realização deste procedimento, são cogitados.

Segundo alguns estudos nos últimos 20 anos, a justificativa para a realização da castração antes do primeiro cio é de que os pacientes mais jovens se recuperam mais rapidamente e têm uma incidência menor de complicações cirúrgicas e pós-cirúrgicas do que animais com idade avançada, e consequentemente evitando diversas doenças (infecções uterinas, neoplasias uterinas, neoplasias mamárias, entre outras).

Com relação ao risco de desenvolvimento de neoplasias mamárias em cadelas castradas antes do primeiro cio é de 0,05%, após o primeiro cio sobe para 8%, e é de aproximadamente 26% quando a castração ocorre após o segundo cio. Porém uma vez que a cadela possua predisposição genética e mesmo sendo castrada antes do primeiro cio, ela poderá desenvolver neoplasias mamárias na proporção citada (Risco menor do que 0,05%) e antes do segundo cio (Risco menor do que 8%). Questiona-se que, dificilmente uma doença consiga ser evitada em tamanha proporção, por isso, a indicação da castração antes do segundo cio é de extrema importância para controle desta doença na idade média e avançada, uma vez que os tumores de mama são os mais frequentes nas cadelas e o terceiro mais frequente em gatas.

tabela-procriacao

veterinaria

Médica Veterinária Gisele Mion Silva
Médica Veterinária formada pela Universidade Anhembi Morumbi em 2012.
Pós graduada em Clínica Médica e Cirúrgica de Pequenos Animais pela Equalis em 2015.


Posts Relacionados: