Por ser quente, abafada e, muitas vezes, úmida, as orelhas dos cães merecem dedicação total no momento da limpeza, afinal, a falta de higienização pode contribuir para a proliferação de fungos e bactérias causando irritação grave na região. Separamos algumas inflamações comuns e como evitar. Anote aí:
Infecção no ouvido do cachorro
Causada principalmente por bactérias, a otite infecciosa é acompanhada por pus. Nesse caso, é preciso levar o pet urgentemente no médico veterinário para que ele verifique qual tratamento é o mais indicado. O uso de antibióticos injetáveis e por via oral será necessário.
Fungos no ouvido do cachorro
Secreção e odor forte são característicos da infecção causada por fungos.
Parasitas no ouvido do cachorro
Carrapatos e ácaros, por exemplo, podem causar infecção no ouvido do seu cachorro. Por isso, na hora da higienização, fique atento se há a presença desses parasitas.
Grande quantidade de cera no ouvido do cachorro
A produção em excesso de cera também é sinal que há algo de errado com seu pet. O acúmulo do cerume pode ocasionar uma inflamação grave. Fique atento!
Muitos donos tem receio de limpar a orelha do cão com medo de machucá-lo, mas existem alguns procedimentos simples para remover a sujeita sem causar nenhum dano ao seu pet. Separamos algumas dicas práticas para te ajudar nessa tarefa. Anote aí!
Como limpar a orelha do cachorro em casa
1.) Os cães não gostam de limpar as orelhas. Por isso, para evitar que o momento seja traumático, separe os objetos que você vai precisar longe dele. Dessa forma, você reduzirá o estresse do pet.
2.) Para a limpeza, você vai precisar de algodão e solução de limpeza indicada por seu veterinário. Jamais use hastes flexíveis porque, caso o animal faça algum movimento brusco,
você poderá machucá-lo.
3.) Antes de começar o procedimento, deite o animalzinho no seu colo e faça carinho para relaxá-lo.
4.) Depois, aplique a solução dentro da orelha e massageie cuidadosamente. Dessa forma, você garantirá que o produto será aplicado uniformemente amolecendo o cerume.
5.) Passe o algodão, cuidadosamente, em toda a região interna da orelha do pet. Faça movimentos circulares e delicados para não machucar o animal e nem empurrar a cera para dentro do canal auditivo.
6.) Se seu cachorro for muito agitado, peça ajuda a uma outra pessoa para que ela fique conversando e fazendo carinho nele durante a higienização.
7.) O ideal é fazer a limpeza uma vez por semana ou a cada 15 dias.
Cuidados com a orelha do cachorro
Caso você perceba que as orelhas estão com odor muito forte ou produzindo cerume além do normal, é recomendado levar o pet ao veterinário para que ele possa avaliar se seu cão está com alguma inflamação. Cães com orelhas compridas e caídas, como Cocker Spaniel, Poodel, Beagle, Basset Hund, por exemplo, devem redobrar esses cuidados pois a incidência de inflamação é maior em relação aos pets com orelhas eretas.