O que fazer se o cachorro engolir objetos

Publicado em 28 de abril de 2016 por Mundo Animal


Tagged , ,
cachorro-engoliu-objeto
Texto: Redação | Foto: Pava, Milano ( IT WIKI )

A maneira em que os pets conhecem e exploram o mundo é através da boca, assim como crianças que tudo põe a mão. Principalmente na primeira fase da vida em que tudo é muito novo para ele, então não é nada incomum que os cães acabem por ingerir objetos e outras coisas. Na fase adulta é menos comum, mas também é importante prevenir.

Como prevenir

Se seu cachorro vive em ambiente externo como quintal, evite decorar seu jardim com pequenas pedras, procure por pedras de tamanho maior, que sejam impossíveis de ser engolida. No geral fique atento a pregos, parafusos cacos de vidro, ou qualquer objeto de tamanho pequeno que possa cair pelo caminho e que tenha possibilidade de ser engolido, nesta fase, qualquer coisa que você deixar cair, ele irá correr para pegar. Atente-se também a alimentos proibidos para cães, se deixar em um local que ele alcance, certamente irá pegar e ingerir.

Primeiros socorros em caso do cachorro ingerir objetos

Se você viu seu cachorro engolindo um objeto qualquer, nunca estimule o vômito, isso somente irá fazer com que machuque a garganta do animal e dificilmente irá sair.

Verifique se este objeto não está obstruindo a passagem de ar, neste caso você terá que ajudá-lo rapidamente. Veja como ajudar o cachorro engasgado

O ideal é acalmar o cachorro, fale com ele calmamente para que ele não fique agitado. Leve-o imediatamente ao hospital veterinário, lá será realizado uma radiografia para confirmação da ingestão, se socorrido a tempo, o objeto ainda estará localizado na região do estômago do animal, e com isso facilita a remoção por endoscopia. Caso demore a ser socorrido o procedimento se torna mais complexo, pois se estiver alojado no canal do intestino, além de se tornar mais grave, ainda só poderá ser removido com intervenção cirúrgica.

 


Posts Relacionados:

Comentários