Os morcegos enxergam mal a ponto de serem quase cegos?

Publicado em 31 de agosto de 2017 por Mundo Animal


Tagged , , , ,

A maioria dos morcegos enxerga bem. Mas, como vivem à noite e dormem em ambientes bem escuros como cavernas, confiam muito em seu sexto sentido, a ecolocalização, que os ajuda a se situarem em locais com pouca claridade, daí o mito de serem cegos. Esse fenômeno corresponde à reflexão dos sons de alta frequência que são emitidos pelo seu bater de asas. “Eles são refletidos por superfícies do ambiente, indicando a distância e a direção do obstáculo. No escuro, os morcegos utilizam a ecolocalização não só para caçar quando precisam, mas também para localizar seus parceiros e filhotes”, explica a bióloga Valéria França, do Zooparque Itatiba (SP).

Mas não se engane ao pensar que esses animas se situam bem somente à noite: na claridade os mamíferos voadores também possuem excelente visão. “A maioria dos morcegos enxerga em preto e branco, mas consegue diferenciar várias tonalidades e mudanças na luminosidade”, afirma a especialista Valéria. “Algumas espécies frugívoras (que se alimentam de frutas) podem perceber as cores e utilizam a visão associada ao olfato para encontrar seu alimento”, aponta.

Visão previlegiada

Outro ponto forte da visão dos morcegos é a capacidade de enxergar a luz ultravioleta (UV), invisível para os humanos. A afirmação foi comprovada por estudos realizados pela Universidade de Oldenburg, na Alemanha. Em análises dos olhos de algumas espécies, foi indicada a presença de células que agem como fotorreceptores, ou seja, reconhecem a luz que chega à retina (inclusive as ondas ultravioleta) e as transformam em informação para o cérebro.


Posts Relacionados: