Pônei: Como cuidar

Publicado em 11 de fevereiro de 2016 por Mundo Animal


Tagged , , , , ,
Texto: Redação | Foto: Pixabay

Características

Somente no Brasil, podemos encontrar cerca de dez raças de pôneis existente, alguns são semelhantes ao mini-horse.

Eles medem um pouco mais de 1,20mt e chegam a pesar aproximadamente 100 quilos. Sua expectativa de vida é de 32 anos, mas já houve casos de uma fêmea que viveu até os 36 anos de idade

Ambiente

A primeira coisa que deverá se preocupar é com espaço, ele não exige muito, pouco menos de 200 metros por animal são mais que suficiente para ele se exercitar e fazer sua pastagem. Este pasto deve ser seguro, protegido de desastres da natureza e muito bem cercado para evitar a fuga do pônei, ou invasão de outros animais. Faça também uma cocheira para ele se abrigar.

A convivência com cães ou outros animais doméstico não é aconselhável

Cuidados e higiene

Seus cascos deverão ser aparados a cada dois meses e limpos semanalmente, pois suas patas são bastante frágeis.

Eles necessitam de exercícios diários, intercale entre cavalgadas e corridas pelo pasto.

Atenção especial a vermes e carrapatos, eles deveram ser devidamente vermifugados, Uma bisnaga de vermífugo, dá para um ano com três a quatro aplicações.

O banho é muito importante para manter os pelos limpos, isso ajuda a evitar carrapatos. Apare a crina, escove os pelos e mantenha as orelhas higienizadas.

Deverão ser devidamente vacinados, conforme orientação do médico veterinário, e as doses anuais de reforço também deverão ser aplicadas.

Alimentação

Assim como os cavalos, eles se alimentam de feno e vegetação do pasto. É importante o acompanhamento veterinário para avaliar se há necessidade de complemento na alimentação, e se ele está recebendo os nutrientes necessários.


Posts Relacionados: