SamuVet: Saiba mais sobre o serviço de socorro a animais de rua

Publicado em 24 de agosto de 2016 por Mundo Animal


Tagged , ,
Texto: Redação | Foto:Reprodução

O SAMU para animais, em algumas cidades batizado como Samuvet, é um serviço gratuito de atendimento a animais em situação de emergência.

A primeira cidade a implementar o serviço de atendimento móvel para animais, foi Florianópolis–SC. Outras cidades como Cachoeirinha–RS, Salvador–BA e Pouso Alegre–MG também seguiram o exemplo e sua população já pode contar com o atendimento em seu município.

Como receber o atendimento do SamuVet

Florianópolis – SC: Para evitar trotes, o  serviço é acionado através do Centro de Operações da Polícia Militar (Copom), Corpo de Bombeiros e Guarda Municipal, pelos números de telefone 190 / 192 / 193.

Cachoeirinha – RS: Para acionar o serviço das 8h às 17h, os telefones são os da SMMA: 3441.4312 e 3439.3287. Fora deste horário, a comunidade deve ligar para a Guarda Municipal pelo 153.

Pouso Alegre – MG: O telefone para acionar o SAMUVET e o plantão veterinário é: (35) 9 9818-5130.

Salvador – BA: O serviço poderá ser acionado através do celular (71) 9 9982-1680.  A ligação será encaminhada a um centro de triagem, que irá avaliar gravidade do caso.

Já na Cidade de São Paulo, a mais rica do Brasil e com maiores impostos, o projeto foi aprovado na Câmara Municipal em outubro de 2015, mas foi vetado pelo prefeito Fernando Hadddad em novembro do mesmo ano, alegando falta de verbas.

Considerando as naturais limitações orçamentárias e a necessidade de conferir primazia às demandas públicas mais essenciais, dentre as quais as emergentes da saúde pública dos próprios munícipes”, faz-se “inviável, no momento, a prestação desse serviço por meio de unidades móveis […], notadamente sob o enfoque financeiro, posto que a sua implantação acarretaria enormes custos ao erário” disse.

 


Posts Relacionados:

Comentários