Sarna Negra ou sarna demodécica: Saiba mais sobre essa doença

Publicado em 24 de abril de 2017 por Mundo Animal


Tagged , , , , , , ,
sarna-negra

A sarna negra, também conhecida como sarna demodécica, demodecicose, sarna folicular e sarna vermelha, é causada por um ácaro chamado Demodex Canis. A sarna negra, diferentemente da sarna comum, não é contagiosa em cães adultos e nem para seres humanos, no caso dos filhotes, pode ser transmitida pela mãe durante o período da amamentação.

A sarna negra é uma doença hereditária, e pode aparecer em diversos lugares do corpo do animal. As principais causas para se desencadear são: estresse, mudança brusca de alimento, ambiente e hábitos.

Raças de cachorro que costumam apresentar problemas de sarna negra

As raças de cachorro mais comum em apresentar a sarna negra é Akita, Pastor Alemão, Collie, Dachshund, Pinscher, Bulldog, Yorkishire, Cocker Spaniel, Boxer, Dálmata, Bull terrier, pit bull, shar pei, Dobermann, Afghan Hound, Pointer e Pug.

Tratamento para sarna negra

Após a confirmação da doença através de exames clínicos, o tratamento é feito com loções e shampoos especiais junto com a medicação que é uma forma de preparar a pele para receber o medicamento, que vem logo na sequencia, em geral são medicamentos que já vem com aplicadores para que seja aplicado diretamente no local do problema.

Outras opções são os medicamentos que irão agir diretamente na corrente sanguínea, são indicados para os casos mais graves e as coleiras dermatológicas.

Ao apresentar qualquer sintoma que possa parecer estranho, procure imediatamente ajuda do médico veterinário, para melhor tratamento, o quanto antes iniciar o tratamento, melhor e mais rápido será o tratamento.


Posts Relacionados:

Comentários