Shih-Tzu

Publicado em 23 de agosto de 2017 por Mundo Animal


Tagged , , , , , ,

Origem da raça Shih-Tzu

Originário do Tibete, na China, conta a lenda que esse peludo surgiu de uma história de amor entre uma princesa chinesa e um mongol que não poderiam se casar. Por causa da proibição, os dois decidiram cruzar os cães que representavam suas nações, o chinês Pequinês e o tibetano Lhasa Apso, com o intuito de unir o melhor de suas culturas e simbolizar o amor entre os dois povos. Dessa cruza nasceu o Shih-Tzu, palavra que signifca “cão-leão”. Historiadores contam que esse pequenino vivia no palácio, cercado por mimos, muitos cuidados e, também, isolado de outras raças. Três séculos mais tarde, entraram nos lares de famílias chinesas ricas e de algumas outras no Ocidente.

Reza a lenda que Dalai Lama presenteava as famílias reais chinesas com um Shih-Tzu como sinal de felicidade. Mas não é só isso. Esse cão também era tido como um amuleto de sorte.

Comportamento da raça Shih-Tzu

Cães dessa raça tendem a ser tranquilos quando habituados às regras da casa. Ele é bonzinho, serelepe, bagunceiro, destruidor e, ao mesmo tempo, cuidadoso. Por isso, a educação correta do animal é essencial, para que ele passe a ter comportamentos mais calmos com o tempo.

Para sorte dos cuidadores, essa não é uma das raças mais difíceis de se educar. Comandos simples que estimulam a obediência do animal aplicados pelo proprietário podem ser suficientes para ensinar ao pet o que é certo e o que é errado. Porém, eles podem ser um pouco teimosos.

Cuidados com a raça Shih-Tzu

Se você deseja manter os pelos do seu Shih-Tzu compridos, a escovação diária é essencial, pois desembaraça e tira os fios mortos. Mas mesmo no caso da famosa “tosa bebê”, a escovação não deve ser excluída da rotina. A frequência do banho deve ser semanal. Outro detalhe são as chuquinhas na franja, mantê-la presa ou cortada evita que o pelo caia nos olhos e previne irritações oculares.

Por terem o focinho curto, têm limitação e dificuldade na respiração. Assim, exercícios físicos são mais restritos. É aconselhável caminhadas leves e diárias nos horários mais frescos do dia e brincadeiras com bolinhas são as mais indicadas. Ele precisa se exercitar, mas sem exageros

Saúde da raça Shih-Tzu

Munido de um par de olhos bem grandes, o cão dessa raça está mais suscetível a traumas nessa região. Por ter muita secreção ocular, não deixe de vistoriar frequentemente seus olhinhos, buscando possíveis lesões e até mesmo para fazer a limpeza: A higienização deve ser feita com algodão embebido em soro fisiológico.

Essa raça também pode apresentar problemas dermatológicos

Ficha da raça Shih-Tzu

 Shih-Tzu

Padrão Oficial da Raça

Nome original: Shih Tzu
Classificação F.C.I: Nº 208– Grupo 9 – Cães de Companhia
Fédération Cynologique Internationale
Confederação Brasileira de Cinofilia
American Kennel Club

Lembre-se: Os animais são uma vida, não são brinquedos e nem tampouco enfeites. Ame-os e respeite-os. Pense muito antes de adotar um pet, eles precisam de muita atenção e carinho.”


Posts Relacionados: