Como identificar sinais de doenças em seu cão.

Publicado em 28 de maio de 2015 por Mundo Animal


Tagged , ,
Foto: Reprodução | Texto Redação

Muitas vezes nossos amigos estão meio quietos, ou se comportando de maneira diferente do habitual, isso pode ser um sinal de que algo está errado com ele, e está na hora de fazer uma visita ao veterinário.

Alguns desses sintomas podem ser:

Vômito e diarreia – Quando seu cachorro apresenta vômitos, e suas fezes estão moles, veja se ele teve uma alimentação irregular, e volte a tratá-lo com a ração habitual, caso os sintomas persistirem, leve-o ao veterinário.

Coceiras em excesso – Os cães tem por costume se coçar bastante, mas se essa prática estiver se excedendo ao normal, por ser uma alergia ou irritação cutânea. Observe se a coceira está concentrada em um determinado local e abra o pelo para ver se há algum tipo de inflamação.

Nódulos – É essencial que ao acariciar seu cachorro, preste atenção se não há caroços ou inchaços, caso note, é imprescindível a visita ao veterinário, pois por mais que seja comum apresentar nódulos benignos, na pior das hipóteses pode se tratar de câncer. Que se diagnosticado precocemente, poderá ser curado.

Inflamação no ouvido – Se o cachorro estiver com muita coceira , cheire o ouvido, no geral as orelhas nunca devem apresentar mal odor, se sentir cheiro ruim faça uma boa limpeza, e caso o mal cheiro continue pode ser infecção. Cuidado também quando o cão se chacoalha muito, batendo as orelhas de um lado para o outro, isso pode causar descolamento da cartilagem, o que só será resolvido com intervenção cirúrgica.

Hálito ruim – O mal hálito é causado por bactérias na boca e no estômago, ou por problemas dentários, caso seu cão apresente mal hálito, procure um veterinário. Lembre-se de fazer uma escovação nos dentes ao menos uma vez por semana para prevenir tártaros.
Coceira no traseiro – Os cães possuem duas glândulas anais que quando se inflamam causa uma enorme coceira fazendo com que o cão arraste o bumbum no chão insistentemente.

No geral existem inúmeros problemas que se demorarmos a identificar, pode se tornar grave ou crônico. Recomendamos que faça uma visita ao veterinário regularmente para prevenção, pois prevenir sempre é o melhor remédio.


Posts Relacionados: