Sphynx

Publicado em 22 de setembro de 2016 por Mundo Animal


Tagged , , , , , ,
Texto: Redação | Foto: Pixabay

Origem da raça Sphynx

A raça surgiu em Ontário no Canadá no ano de 1966, onde uma gata domestica deu a luz a uma ninhada, onde um dos seus filhotes nascera totalmente sem pelos, na próxima ninhada, novamente ocorrera de nascer um filhote sem pelos, daí se deu inicio, primeiramente chamada de Moon Cats, depois, Canadian Naked (Pelado Canadense, como ainda são chamados), e por fim Sphynx.

A raça, inicialmente foi quase extinta, acreditava-se que não eram saudáveis, e a falta de pelos, tratava-se de problemas genéticos que seria letal. Somente em 1975, quando agricultores encontraram um gatinho totalmente sem pelos em uma ninhada normal, esse gato foi cruzado com outro sem pelos e vendidos a uma criadora de gatos, no Oregon, que a partir daí criou-se uma nova raça, esta que somente em 1998 foi aceita como raça pela CFA.

Comportamento da raça Sphynx

Fiel, carinhoso, muito apegado ao dono e bastante inteligente, faz do Sphynx uma raça bem aceita entre as demais.

Nunca é agressivo, ele é muito brincalhão e de tão apegado ao dono, chega a ser possessivo e ciumento.

Cuidados com a raça Sphynx

Por não possuir pelos, seu corpo deve ser limpo com lenços umedecidos sem álcool, ou com leite de rosas,ao menos uma vez por semana, para evitar que sua pele fique ressecada.

É indicado também que seja dado banho uma vez por mês, com shampoo neutro, para evitar dermatites.

Cuidados também com a exposição ao sol, filtros solares específicos são recomendados

Sua alimentação também deverá ser balanceada de acordo com a orientação veterinária, essa raça tende a perder calor do corpo.

Saúde da raça Sphynx

Os filhotes deveram ser desaparasitados uma vez por mês durante os primeiros seis meses, após esse período, ele poderá repetir o procedimento de seis em seis meses, sempre de acordo com a orientação do médico veterinário.

Ficha da raça Sphynx

 Sphynx

 

Padrão Oficial da Raça

TICA(The International Cat Association)
FIFe (Fédération Internationale Féline)
CCA (Canadian Cat Association)
CFA (Cat Franciers American)
CFF (Cat Fanciers Federation)
CFB (Confederação de felinos do Brasil)

Lembre-se: Os animais são uma vida, não são brinquedos e nem tampouco enfeites. Ame-os e respeite-os. Pense muito antes de adotar um pet, eles precisam de muita atenção e carinho.”


Posts Relacionados: