Tartarugas aquáticas

Publicado em 06 de janeiro de 2016 por Mundo Animal


Tagged , , ,
Texto: Redação | Foto: divulgação

As tartarugas aquáticas vivem bem onde há água, saindo para se alimentar, botar seus ovos e tomar banho de sol. As tartarugas aquáticas preferem se tratar sozinha, não recebem muito bem qualquer coisa que se mova por perto, para elas, isso representa um predador, portanto, colocar as mãos dentro do aquário pode ser desconfortantes para elas. Tenha estes animais como adorno decorativo, e não para companhia e brincadeiras.

Dicas de como cuidar de tartarugas aquáticas

A escolha do aquário é muito importante, já que ele deve ter um amplo espaço interno para que elas fiquem bem acomodas e não esqueça de que irão crescer, na fase adulta chegam a medir até 30 cm.

O aquário deverá ter uma área fora da água para que elas saiam para tomar sol, pode ser feito com pedras grandes.

Posicione o aquário em uma região onde possa receber luz do sol por algumas horas, de preferência que não seja o sol do meio dia, se isso não for possível, compre lâmpadas apropriadas que substituem a luz solar. As tartarugas necessitam desta luz para crescerem saldáveis, portanto é indispensável.

A parte da água deverá ter uma profundidade adequada para que elas possam nadar tranquilamente.

A água deverá estar sempre limpa, isso garantirá a saúde das tartarugas. Para isso, você poderá instalar filtros apropriados e trocar a água sempre que necessário.

A temperatura do ambiente também é muito importante para sua saúde, mantenha regulada entre 26 a 28 °C, também a exemplo da luz, você poderá adquirir uma lâmpada para ambientar.

Para alimentá-las, o ideal seria consultar o veterinário para saber qual melhor alimento a ser comprado e se poderá complementar com frutas e vegetais. No entanto, alimentos especiais para tartarugas aquáticas comercializados, são boas alternativas para alimentá-las, pois contém todos os nutrientes necessários para que cresçam saudáveis. Importante é nunca oferecem comida de consumo humano, as tartarugas tendem a comer tudo que as oferecem, e este tipo de alimento pode lhe fazer mal.

As tartarugas quando pequenas, costumam comer até três vezes por dia. Já na fase adulta apenas de três a quatro vezes por semana.

O surgimento de fungos em sua carapaça é comum, porém você poderá evitar colocando ¼ de xícara de sal a cada 19 litros de água, tenha muito cuidado com essa medida, procure usá-la corretamente.

Para mantê-las sempre saudáveis fique atento a esses fatores importantes: Alimento adequado e nunca alimentos de consumo humano, receber luz e temperatura ambientada apropriadamente.


Posts Relacionados:

Comentários