Texto: Redação | Foto: Divulgação Google
Origem da raça Terrier Brasileiro
Acredita-se que no século XIX, Jovens brasileiros, geralmente filhos de fazendeiros, eram enviados a Europa para estudar, e ao voltar casados e suas esposas traziam consigo seus cães, as raças comuns eram o Jack Russel Terrier, que é uma raça criada a partir do cruzamento entre Fox terrier, Buldog e Beagle. Ao chegar em territórios brasileiros, estes cães eram cruzados com cães caboclos, adaptaram-se a região e com o tempo foi se originando a raça que temos hoje o Terrier brasileiro, também conhecida como Fox Paulistinha.
Comportamento da raça Terrier Brasileiro
O Terrier Brasileiro, ou Fox Paulistinha, como preferir, é um cachorro alegre, inteligente e muito atento, aprende com facilidade os comandos e também é bem agitado, suportando horas de brincadeira.
Cuidados com a raça Terrier Brasileiro
O Fox Paulistinha é uma raça que não exige muitos cuidados, seus pelos são curtos, o que não exige escovação, banhos a cada 15 dias, ou menos se julgar necessário. Exercícios físicos e passeios para gastar energias são bem vindos.
Saúde da raça Terrier Brasileiro
Não há histórico de problemas genéticos com o Terrier Brasileiro, é um cão bastante resistente, mantendo ele protegido de pulgas, carrapatos e outros parasitas, dificilmente terá problemas de saúde.
Ficha da raça Terrier Brasileiro
Padrão Oficial da Raça
Nome original: Terrier Brasileiro
Classificação F.C.I: Nº 341 – Grupo 3 – Terriers
Fédération Cynologique Internationale
Confederação Brasileira de Cinofilia
“Lembre-se: Os animais são uma vida, não são brinquedos e nem tampouco enfeites. Ame-os e respeite-os. Pense muito antes de adotar um pet, eles precisam de muita atenção e carinho.”