Como trocar a ração de filhote para de adulto?

Publicado em 20 de setembro de 2014 por Mundo Animal


Tagged , ,
Texto Redação | Foto Reprodução

Desde filhote, os cães precisam ter uma alimentação de qualidade e que seja adequada à sua idade. Por isso, as rações desempenham tarefa primordial no desenvolvimento e qualidade de vida do pet. Quando são alimentados por uma dieta caseira, o risco de insuficiência de nutrientes e vitaminas é maior. “Dar comida feita em casa aos animais não é a melhor opção para o crescimento. Na ração, todos os nutrientes necessários estão lá”, explica Renata Oliveira, veterinária da Clínica PatriPet.

Mas qual é o momento adequado para trocar a ração de filhote por uma de adulto? Tudo dependerá da raça e do tamanho do pet. “Temos que considerar o tamanho da raça para avaliar o momento da troca. Vale lembrar que é essencial procurar um veterinário para que essa avaliação seja mais precisa”, ressalta Gisele Mion Silva, veterinária da Clínica PatriPet.

Raças pequenas

Cãezinhos de porte pequeno, como por exemplo, poodle e yorkshire, são considerados adultos a partir dos 10 meses de idade. “Nesse caso, a troca pode ser feita durante esse período”, explica Gisele.

Raças médias

O cocker, por exemplo, é considerado uma raça média. “Cães com esse tipo de estatura será adulto a partir de 1 ano de idade”.

Raças grandes e gigantes

O pet que seja de uma raça grande, como o labrador, golden retriever e pastor alemão, com “15 meses de idade são considerados adultos. Já os gigantes, como é o caso do são bernardo e o dog alemão, 18 meses”, explica Gisele.

SRD

Os donos de cães sem raça definida (SRD) precisam ficar atentos ao peso do pet, além do tamanho. “Consideramos um cão pequeno com 10 kg. Um médio, tem aproximadamente 10 a 25 Kg. O grande de 25 a 45 kg. Já um gigante, acima de 50 kg. Mas é preciso avaliar a estatura do bichinho. Para não ter dúvida, a melhor opção é pedir ajuda do médico veterinário”, alerta Gisele.

 

Veja também :

racao-certaComo escolher a ração certa 

Saiba quais são os componentes necessários para a saúde dos cães e qual é a ração ideal para o seu animal.


Posts Relacionados:

Comentários