Tudo sobre dermatite em cães

Publicado em 08 de outubro de 2014 por Mundo Animal


Tagged , , , , , , ,
dermatite-cachorro
Texto Ana Carolina Gabriel | Fotos Reprodução/Google

A dermatite em cães tem várias origens: lambidas constantes em uma parte específica do corpo, umidade, falta de ventilação em animais com pelagem comprida, além de hipertiroidismo canino, sendo causada principalmente pela ação de fungos e bactérias.  O contato com produtos químicos, elementos presentes em xampus e até mesmo o desinfetante que você higieniza o ambiente do pet também são fatores que podem desencadear o problema.

Tipos de dermatite canina

Há vários tipos de dermatite em cães, porém, há algumas mais conhecidas e frequentes, como sarna e micose, que devem ser tratadas o quanto antes através da análise clínica. Por isso, somente o médico veterinário poderá avaliar a causa e indicar o melhor tratamento para seu pet.

Sintomas da dermatite

Vermelhidão, coceira, perda de pelo na área afetada e escoriações são sinais que o animal pode estar com a doença. Fique atento nas leves mordidinhas que o pet dê na pele, já que elas podem se intensificar e abrir feridinhas, levando à dermatite.
dermatite-canina

Raças de cachorros

Todas as raças de cães podem desenvolver a doença, porém, algumas estão mais predispostas à dermatite, como por exemplo,  Lhasa Apso, Shih Tzu, Pug, Dálmata, Boston Terrier, Boxer, Labrador e Pastor Belga.
Tratamento para dermatite em cães

Consultar o médico é extremamente necessário para que ele avalie o grau de dermatite e os melhores tratamentos.  Porém, a aplicação de produtos anti-sépticos, xampus terapêuticos e até medicação oral de antibióticos são possíveis soluções que o especialista indicará para que a doença seja tratada.

Procure ficar atento também nas reações do pet quando você muda de xampu, troca os produtos de limpeza da casa ou até mesmo quando você oferece frutas, verduras e legumes à ele, já que a alimentação também poderá causar o problema.

É extremamente necessário deixar o animal limpo e seco, em ambiente bastante ventilado e com a pelagem escovada.


Posts Relacionados:

Comentários