Texto: Redação | Foto: Divulgação
Origem da raça Turkish Angorá
De origem Turca, da região de Ancara, que na época se chamava Angorá, daí surgiu o nome da raça. Embora seja uma raça bastante antiga, somente foi oficializada nos Estados Unidos e na Europa na década de 70. Inicialmente usada para melhoramento da raça Perça, que na época estava ameaçada de estinção.
Comportamento da raça Turkish Angorá
Embora ele seja dócil e carinhoso, muitas vezes ele apresenta um comportamento temperamental e independente. Muito brincalhão, adora brincipalmente de brincar com bolinhas. A exemplo do seu conterrâneo o Turkish Van, ele também adora brincar na água, uma qualidade rara para a espécie. Ele se da bem com crianças e outros animais de estimação, porém ele tem que ser o dominante, pois sempre assume uma postura de liderança.
Cuidados com a raça Turkish Angorá
Não exige muitos cuidados, basta uma escovação semanal para manter seus pelos limpos, brilhantes e a remoção dos pelos mortos. O Angorá turco é bastante ativo, portanto brinque bastante com ele.
Saúde da raça Turkish Angorá
O Angorá turco é bem saudável e possui uma expectativa de vida grande. Os cuidados maiores são com os de cor branca, que por genética costumam sofrer com surdez. Nos exemplares de cor banca e um olho azul e outro dourado, a surdez costuma atingir o ouvido do lado onde fica o olho azul.
Ficha da raça Turkish Angorá
Padrão Oficial da Raça
TICA(The International Cat Association
FIFe(Fédération Internationale Féline
CCA (Canadian Cat Association)
CFF(Cat Fanciers Federation)
CFB(Confederação de felinos do Brasil)
“Lembre-se: Os animais são uma vida, não são brinquedos e nem tampouco enfeites. Ame-os e respeite-os. Pense muito antes de adotar um pet, eles precisam de muita atenção e carinho.”