Texto: Redação | Foto: Divulgação
Origem da raça Veadeiro Pampeano
Originalmente brasileiro, o Veadeiro Pampeano é uma raça antiga que surgiu na região dos pampas e cruzando as fronteiras, também abrange os países da Argentina e Uruguai.
As hipóteses prováveis são de que os Veadeiros Pampeanos descendem de cães trazidos por caravelas no período da colonização, e originou-se através do cruzamento entre podengo ou ibicenco, raças originárias de Portugal ou da Índia.
Comportamento da raça Veadeiro Pampeano
O Veadeiro Pampeano é um cachorro que convive muito bem com crianças, é obediente aos seus tutore, um pouco arredio na presença de estranhos, mas não se mostra agressivo e medroso, permitindo assim que se aproxime.
Cuidados com a raça Veadeiro Pampeano
Por ser um cão de caça, o veadeiro Pampeano exige bastante exercício físico, longas caminhadas, sempre com a guia para evitar que se confronte com outros animais. Seu ambiente deve ser amplo, não é aconselhável criá-lo em apartamento ou ambiente pequeno, pois ele precisa de espaço para se exercitar.
Saúde da raça Veadeiro Pampeano
Por se tratar de uma raça recentemente aprovada, não há registros de predisposição à doenças. Aparentemente é um cão que, devidamente vacinado e vermifugado, não irá apresentar problemas.
Ficha da raça Veadeiro Pampeano
Padrão Oficial da Raça
Nome original: Veadeiro Pampeano.
Classificação CBKC: NR07 – Grupo 11 – Raças Não Reconhecidas pela FCI
Confederação Brasileira de Cinofilia
“Lembre-se: Os animais são uma vida, não são brinquedos e nem tampouco enfeites. Ame-os e respeite-os. Pense muito antes de adotar um pet, eles precisam de muita atenção e carinho.”