Verme do coração – Entenda mais sobre essa doença

Publicado em 23 de fevereiro de 2016 por Mundo Animal


Tagged , , , , , , ,
Texto: Redação | Foto: Pixabay

O verme chamado Dirofilaria immitis, é transmitido através de picada de mosquito do tipo Anopheles, Aedes e Culex, que anteriormente picou um animal infectado, o mosquito então adquire a doença e transmite ao próximo animal que picar.

O verme se aloja na artéria pulmonar, ou nos átrios e ventrículos do coração. A doença é mais comum em cães, mas os gatos também estão sujeitos a ela.

O que leva muitos cães ao óbito é o fato de que a doença na fase inicial, não apresenta sintomas visíveis, fazendo com que ao perceber, ela já esteja em um estágio avançado dificultando seu tratamento.

Tratamento

Não é possível matar todos os vermes de uma só vez utilizando de dosagens altas de vermífugo, este procedimento poderia fazer com que o acumulo de vermes mortos e sua veia ou artéria a entupisse levando o animal a morte.

O vermífugo deve ser administrado em doses gradativas sob orientação do médico veterinário

Prevenção

Mantenha seu animal devidamente vermifugado, tanto quando filhotes e depois que chegarem a fase adulta e idosa. Veja como tratar vermes em cães e gatos. E procure ao menos uma vez por ano fazer uma avaliação clínica. e ao perceber qualquer mudança de comportamento, leve-o imediatamente ao veterinário, essa atitude pode fazer a diferença entre ele sobreviver ou não.


Posts Relacionados:

Comentários