Texto: Redação | Foto: Divulgação
Origem da raça Volpino Italiano
De origem italiana, esta raça, bastante parecida com Spitz Alemão, na verdade, descende do Spitz de Florença, recebeu o nome de Volpino, que significa raposinha em italiano, devido suas orelhas que são parecidas com as da raposa.
Em 1954 o Volpino Italiano quase foi extinto, com medo da extinção, um grupo de criadores reviveu a raça em 1984, embora muito rara, ainda existe nos dias de hoje.
Comportamento da raça Volpino Italiano
Bastante carinhoso e companheiro com a família, se dá muito bem com crianças. Mesmo sendo muito afetivo, ele é um cão muito independente, gosta muito de brincar, e é muito alegre. Não é muito aberto a estranhos, por isso é bastante confiável como cão de guarda. Costuma ser teimoso, mas com treinamento desde filhote isso tende a melhorar, seja firme para que ele não se torne dominante.
Cuidados com a raça Volpino Italiano
O Volpino precisa ser escovado com bastante frequência, e seus pelos tosados. Não exige muito espaço, convivendo muito bem em apartamentos, Uma caminhada para se exercitar já basta para ele.
Saúde da raça Volpino Italiano
O Volpino Italiano é uma raça é bastante saudável, apresenta pouquíssimos problemas com saúde, apenas atenção a problemas cardíacos e cataratas.
Ficha da raça Volpino Italiano
Padrão Oficial da Raça
Nome original: Volpino Italiano
Classificação F.C.I: Nº 195 – Grupo 5 – Cães do tipo Spitz e tipo Primitivo
Fédération Cynologique Internationale
Confederação Brasileira de Cinofilia
Entenazionale Cinofilia Italiana
“Lembre-se: Os animais são uma vida, não são brinquedos e nem tampouco enfeites. Ame-os e respeite-os. Pense muito antes de adotar um pet, eles precisam de muita atenção e carinho.”